Nossa História

Do Japão para o Brasil

50 anos de tradição na produção de frutas


Imigração ao Brasil

Tudo começou no dia 2 de dezembro de 1958. Do porto de Kobe, no Japão, um navio partira em busca de terras brasileiras, e nesse navio estavam Akiko Hiragami e seus 3 filhos. No dia 16 de janeiro de 1959 desembarcaram no Brasil, no porto de Santos (SP), depois de uma longa viagem e esperança na busca de novos sonhos.

Fumio Hiragami, quando pisou em terras brasileiras, era um garoto de apenas 9 anos. No Brasil, trabalhou por muitos anos como boia fria e meeiro (agricultor que trabalha em terras de outra pessoa e reparte seus rendimentos com o dono dessas terras). Foi assim que a família, com muita dedicação, persistência e suor, conseguiram recursos suficientes para posteriormente virem a ser produtores rurais em suas terras próprias.


Paraná e São Paulo

Do Porto de Santos, viajaram de trem até chegarem em Uraí, norte do Paraná. No início da década de 60, mudaram-se para Apucarana (PR), onde trabalharam com hortaliças na fazenda do Sr. Umeda. Em Botucatu (SP) passaram a trabalhar com fruticultura, organizada pelo Sr. Sho Yoshioka, e posteriormente em Jundiaí (SP) com a empresa Adubos Takenaka, ambos no cultivo de pêssego.


Ao findar da década de 60, a Família Hiragami chegou à região de Mairinque (SP), onde, na condição de meeiro, tendo o Sr. Mikami como proprietário, cultivaram pêssego. Destacaram-se pela excelente qualidade da fruta, e no início da década de 70 juntaram recursos suficientes para adquirir o primeiro lote de terras, em Mairinque (SP).

Chegada a São Joaquim – Santa Catarina

Em 1974, Fumio foi convidado a participar de um projeto inovador para desenvolver o cultivo de maçã no estado de Santa Catarina, pela Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), na cidade de São Joaquim (SC). Foi aqui que ele decidiu construir sua família, com a esposa Shizuka, com quem teve 4 filhos.


Em 1982, os irmãos Hiragami decidiram avançar nos empreendimentos, e constituíram uma empresa própria especializando-se no cultivo, armazenamento e comercialização de maçã. Diversificaram os negócios com outras culturas, a exemplo do cultivo de batata semente certificada, assim como investiram em uma loja de máquinas e equipamentos agrícolas, para facilitar a rotina de trabalho dos produtores rurais locais e contribuir assim com o desenvolvimento da região. Atualmente, a loja é representante autorizada de diversas marcas de equipamentos e peças agrícolas.


46 Anos de História e Dedicação à Produção de Maçã no Brasil

Fumio Hiragami foi um dos pioneiros produtores de maçã Fuji, fundadores da Colônia de Japoneses Cotia I em São Joaquim (SC), sendo na época o proprietário mais novo de terreno rural, com apenas 25 anos. Com intensa dedicação à fruticultura brasileira, busca sempre a inovação, preservação do meio ambiente e colaboração no desenvolvimento social, com forte atuação junto a diretoria da ABPM (Associação Brasileira dos Produtores de Maçã).

Além da produção de maçã em suas diversas variedades, ao longo desses 46 anos, a Hiragami´s Fruit também passou a cultivar kiwi, pera e a feijoa (fruta típica da região da serra catarinense). Nos últimos anos, como parte do processo de reorganização da empresa familiar, Fumio Hiragami passou a deter a totalidade do Grupo Hiragami e atualmente é considerado o maior produtor japonês (Nikkei) de maçã do mundo, destacando-se principalmente pela excelência e qualidade das frutas produzidas pela Hiragami´s Fruit.




Diversificação com Vinhos

Vislumbrando o grande potencial da região para produção de vinhos finos, no município de São Joaquim, na Serra Catarinense, em 2001 o Grupo Hiragami iniciou os primeiros estudos e pesquisas, com a implantação dos vinhedos, e atualmente conta com produção anual de cerca de 35 mil garrafas de vinhos. A qualidade diferenciada dos vinhos Hiragami, entre vinhos e espumantes das castas Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Merlot, são confirmadas através dos rótulos premiados em diversos concursos e exportados também ao Japão. 

Nossos Negócios

Share by: